DSC_9753[4]

 

Nesta mensagem de saudação, desejo, antes de mais, dar as boas-vindas aos nossos estudantes. Saúdo também todos aqueles que, visitando este portal e não sendo ainda estudantes do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPLB), possam vir a adquirir essa condição.

O ISPLB é uma Instituição de ensino superior privada e iniciou a sua actividade em 2003, enquanto Pólo da Universidade Lusíada de Angola, autonomizando-se a partir de 2012, com a publicação do Decreto Presidencial n.º 168/12, de 24 de Julho, adoptando a actual designação.

É uma instituição jovem no quadro das instituições de ensino superior em Angola e o seu potencial de crescimento é proporcional à motivação e empenho dos seus docentes, investigadores, técnicos e estudantes, que pugnam por garantir uma estreita ligação da instituição à sociedade e ao setor empresarial como forma de contribuir para o desenvolvimento económico da região, do país e do mundo.

No Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPLB) preparamos os estudantes para o mundo global, dotando-os dos conhecimentos de cada área científica, mas igualmente de um conjunto de competências pessoais e sociais que os tornam, além de profissionais globais capazes, cidadãos ativos e agentes de mudança. Somos focados nos estudantes, no ensino e na investigação de qualidade com o objectivo de formarmos bons cidadãos e bons profissionais para um mundo global.

Procuramos estabelecer uma forte relação do ISPLB com o tecido empresarial e com a comunidade, permitindo-lhe integrar mais rapidamente os seus graduados no mercado de trabalho e desenvolver uma carreira de destaque, tanto em Angola como no estrangeiro.

Mas a missão do ISPLB já se afirma. São vários os exemplos de ex-alunos que singraram na Província e no País, demonstrando que os processos nela desenvolvidos ombreiam com o que de melhor se faz nas IE’s similares. Vemos licenciados pelo ISPLB a exercer as mais diversas funções no Governo Provincial de Benguela e em órgãos de poder local, em empresas e em instituições de acção social e de saúde, em estabelecimentos de ensino e institutos, contribuindo assim para o crescimento económico, o bem-estar social e a afirmação da cultura angolana.

À passagem dos seus 5 anos de existência o Instituto “remodelou-se” e viu homologados os seus oito Cursos de Licenciatura – Relações Internacionais; Direito; Economia; Gestão de Empresas; Contabilidade; Psicologia; Gestão de Recursos Humanos; Informática – ajustou os seus estatutos que consagram uma orgânica assente em três Departamentos – Ciências Jurídicas; Ciências Económicas e Empresariais; Ciências Humanas e Tecnológicas. Reformulou e aprovou regulamentos e incrementou estágios e trabalhos de conclusão de curso.

Os próximos anos representam, pois, um novo desafio para o ISPLB que para além de se reposicionar como uma das mais importantes instituições da Província de Benguela, se quer afirmar como uma Instituição de Ensino Superior de referência no País, pelo menos para o estudo das questões gestionárias e do desenvolvimento humano.

Identificamo-nos com Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que, no dia 12 de Julho de 2013, proferiu as seguintes palavras na ONU “…uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução. A educação em primeiro lugar.”

Contamos com a colaboração de todos para tal objectivo!

Édio Martins

 

 

loading